telefone + 55 41 3292-5653

Despoluição Beira Mar Norte

post

Estudo de caso: Despoluição Beira Mar Norte - Florianópolis, SC.

Por Aquastar em 30 de 03 de 2020 Saneamento

Sumário do projeto: 
A Avenida Beira Mar Norte é uma das bonitas de Florianópolis. Um projeto de saneamento pioneiro no país foi planejado e executado pela Casan e Consórcio Fast/CFO, onde a coleta e bombeamento de efluentes e feita por 15 estações elevatórias compactas Aqualift da Aquastar por um trecho de 3,5km e vazões de até 150 L/s. As elevatórias encontram-se em situação de soleira negativa.

 

Desafio do projeto:
Um dos pontos mais críticos foi a geologia, pois as elevatórias ficam ao lado do mar e as solicitações mecânicas, pela oscilação das mares e alto nível do lençol freático trazem riscos de flutuação. Um segundo desafio foi o tempo de projeto, curto para execução e fabricação. A integração de trabalho entre empreiteiros, usuário final e Aquastar focou um estudo criterioso de cada elevatória, buscando menor impacto nas transições dos canais de entrada e poços de sucção, prazo de entrega reduzido e na montagem do equipamento em campo, que resultou em fornecimento de ótima relação custo benefício e cumprimento do cronograma.  

 

Solução técnica do produto:
Foram dimensionadas 15 elevatórias compactas Aqualift 2700 - 4500 atendendo vazões de 5 a 15 L/s e alturas manométricas de até 20m. As elevatórias aplicadas possuem alturas modulares com dimensões de Ø1,45 e 3,0m / 4,0m e 4,4m de altura.

 

Elevatórias compactas são uma importante alternativa para a coleta e transporte de efluentes em regiões de soleira negativa. Estes dispositivos trazem flexibilidade e agilidade de instalação comparada. Os rápidos tempo de instalação permitem  ampliação das redes de coleta, promove a universalização dos serviços de  saneamento, saúde pública e protege o meio ambiente de contaminações.

 

Local: Florianópolis, SC
Nome do Projeto: Despoluição beira Mar Norte
Segmento: Saneamento
Tipo de Projeto: Compra indireta-Consórcio FAST/CFO
Contratante: Consórcio FAST/CFO
Cliente final: CASAN - Florianópolis
Gerente do Projeto: Eng Paulo César Pimenta Ribeiro
Programa de Entrega: 90 dias
Produto fornecido: 15 elevatórias - Aqualift 2700 / 4500 com suportes, pedestais, acoplamentos, tubos guias, válvulas de retenção, registros e acessórios. Os modelos possuem alturas modulares e variáveis.
H - 3000mm
H - 3500mm
H - 4000mm
H - 4500mm
Bombas e painéis ficaram fora do escopo de fornecimento.

Compartilhar:

whatsapp